Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12

Efemérides - 12 de Novembro



Dia Mundial da Pneumonia

(Instituído em 2009, o Dia Mundial da Pneumonia tem como objectivo aumentar a consciencialização sobre a pneumonia, principal causa de morte no mundo de crianças menores de cinco anos de idade,
promover intervenções para prevenir, impedir e tratar a pneumonia, e gerar uma acção para combater a pneumonia.)




1554 - O Parlamento Britânico restabelece o catolicismo.


1746 - Nasceu Jacques Alexandre Cesar Charles, físico, inventor e químico francês. Foi o primeiro a fazer voar um balão a gás, em 1783. (faleceu em 1823).


1746 - Nasceu Joaquim José da Silva Chavier, mais conhecido como Tiradentes, dentista, condutor de tropas, mineiro, comerciante, militar e activista político brasileiro que actuou durante o Brasil colonial (1530-1815). É reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono das Polícias Militares, dos Estados e herói nacional. (faleceu em 1792).


1817 - Data provável do nascimento de Mírzá Husayn'Alí, que se proclamou Bahá'u'lláh, profeta persa, fundador da Fé Bahá'í na Pérsia no século XIX, a mais jovem das grandes religiões mundiais. O Centro Mundial Bahá'í tem a sua sede em Haifa, Israel. (faleceu em 1892).


1833 - Nasceu Aleksandr Borodin, compositor e químico russo de origem georgiana. (faleceu em 1887).



1840 - Nasceu Auguste Rodin, escultor francês, autor da famosa escultura "O Pensador" (1902), entre outras. (faleceu em 1917).



1842 - Nasceu John William Strutt, matemático e físico inglês, Prémio Nobel da Física em 1904, pelas suas pesquisas sobre a densidade dos gases mais importantes e pela descoberta do elemento químico Árgon, em 1894. (faleceu em 1919).


1855 - Nasceu Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque, oficial de cavalaria português, célebre por ter capturado o imperador nguni Gungunhana em Chaimite, Moçambique, em 1895, e pela condução da campanha de pacificação que se seguiu. (faleceu em 1902).


1866 - Nasceu Sun Yat-sen, político, estadista, ideólogo e líder revolucionário chinês, o principal pioneiro da China republicana, sendo referido como o Pai da Nação Chinesa. Desempenhou um papel fundamental no derrube da Dinastia Qing, em Outubro de 1911. Foi Presidente Provisório da República da China entre 1 de Janeiro de 1912 e 1 de Março de 1912. (faleceu em 1925).



1877 - O explorador português Serpa Pinto inicia a travessia do continente africano.



1912 - Nasceu Vasco Botelho do Amaral, fundador da Sociedade de Língua Portuguesa. (faleceu em 1980).



1918 - Proclamação da República Austríaca, em Viena.


1929 - Nasceu Grace Kelly, actriz norte americana, mais tarde Princesa do Mónaco, pelo seu casamento com o Príncipe Rainier III do Mónaco. (faleceu em 1982).


1929 - Nasceu Michael Ende, escritor alemão de romances, fantasia e livros infantis, um dos mais famosos autores do Século XX. Autor da obra prima «A História Interminável», publicada pela primeira vez em 1 de Setembro de 1979 na Alemanha. (faleceu em 1995).


1945 - Nasceu Neil Young, músico e compositor canadense com carreira nos Estados Unidos, considerado uma lenda do rock americano. Eleito o 17º melhor guitarrista do mundo pela revista norte americana "Rolling Stone".


1961 - Nasceu Nadia Elena Comăneci, mais conhecida como Nadia Comăneci, ex-ginasta romena, considerada uma das maiores ginastas de todos os tempos e um ídolo mundial desportivo. Conquistou nove medalhas olímpicas, cinco delas de ouro, sendo a primeira ginasta a receber uma nota dez - desempenho perfeito - num evento olímpico de ginástica artística. Juntou ainda mais 4 medalhas mundiais e 12 medalhas europeias.


1976 - Realização das primeiras eleições autárquicas em Portugal.


1989 - Faleceu Dolores Ibarruri, La Pasionaria, presidente histórica do Partido Comunista Espanhol. (nasceu em 1895).


1991 - Massacre de Santa Cruz em Timor Leste. Militares indonésios disparam contra cidadãos timorenses no Cemitério de Santa Cruz, em Dili, causando a morte a dezenas de pessoas. A maior parte das vítimas foram jovens. Por esta razão, depois da independência, este dia passou a ser feriado, designado como o Dia Nacional da Juventude em Timor Leste.



2014 - O Módulo Philae, uma sonda espacial da Agência Espacial Europeia (ESA), sediada em Paris, pousou com sucesso no cometa 67P, dez anos depois da Sonda Rosetta ter sido lançada e de ter chegado junto do Cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko, a 6 de Agosto de 2014. O módulo robot Philae foi separado de Rosetta esta manhã e efectuou uma viagem de 7 horas até “aterrar” com sucesso no cometa.
O módulo Philae seguiu com a sonda Rosetta uma longa viagem espacial durante 10 longos anos e hoje, pelas 16h02, hora de Portugal, começou a ser escrito um novo paragrafo na História Espacial: pela primeira vez uma sonda pousou na superfície de um cometa.
O ESOC, o Centro Europeu de Operações Espaciais, é responsável pelo controlo dos satélites em órbita da ESA e está situado em Darmstadt, Alemanha.


Fonte:
Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários :

Enviar um comentário