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REPUBLIC F-84G THUNDERJET
Quantidade:
125
Utilizador:
Força Aérea
Entrada ao serviço: Janeiro de 1953
Data de abate: 1974
Dados técnicos:
a. Tipo de Aeronave
Avião mono-reactor terrestre, de trem de aterragem triciclo retráctil, mono-plano de
asa baixa, revestimento metálico, cabina
com cobertura em bolha transparente, inicialmente construído como avião de
caça, depois como caça-bombardeiro. Tripulação: 1 (piloto).
b. Construtor
Republic
Aviation Company / USA.
c. Motopropulsor
Motor:
1 motor Allison J35-A-9, turbo-reactor, de 2.540 Kgf (24,9 kN) de impulsão.
d. Dimensões
Envergadura
…………...........11,09 m
Comprimento…..………..…....11,60
m
Altura………….……...…...…....3,84
m
Área
alar ……….……............24,15 m²
e. Pesos
Peso
vazio……………..........……4.633 Kg
Peso
com armamento.............6.684 Kg
Peso
máximo…………........……10.196 Kg
f. Performances
Velocidade
máxima ……..….....1.000 Km/h
Velocidade
de cruzeiro ......dependente da altitude
Tecto
de serviço ……………...13.725 m
Raio
de acção………………......1.600 Km
Raio
de acção com depósitos suplementares ........3.220 Km
g. Armamento
6
metralhadoras calibre 12,7 mm instaladas no nariz;
1.815
kg de bombas suspensas nas asas e na fuselagem.
h. Capacidade de transporte
Nenhuma.
Resumo histórico:
Os Republic F-84 Thunderjet, a par dos
North-American F-86 Sabre, foram dos mais famosos aviões da primeira geração de
caças a reacção.
A história dos F-84 Thunderjet remonta aos
últimos tempos da II Guerra Mundial. Em 11 de Setembro de 1944 a Força Aérea do
Exército dos Estados Unidos (USAAF) abre concurso para a produção de um avião
de caça diurno, de asa média, com velocidade de 950 Km/h e um raio de acção não
inferior a 1.400 Km. Como armamento deveria ter 8 metralhadoras de calibre 0,50
polegadas ou 6 de calibre 0,60 polegadas, depois alterado para 6 de 0,50 ou 4
de 0,60.
Face a este desafio, o engenheiro Alexander
Kartveli, da Republic Aviation Company, responsável pelo célebre caça da II
Guerra Mundial, o Republic P-47 Thunderbolt, começou a imaginar uma versão a
reacção deste avião.
O desenho básico ficou completo a 11 de Novembro
de 1944, ao mesmo tempo que a General Electric levava a cabo uma longa série de
experiências com os novos motores a reacção TG-180 turbo-reactor, mais tarde
designado por J35.
No dia 4 de Janeiro de 1945 a USAAF estabelece um
contrato com a Republic para a construção de 25 aviões para avaliação das
capacidades operacionais, e 75 de produção normal, contrato que mais tarde foi
alterado, reduzindo a construção dos aviões de avaliação para 15 e aumentando
os de produção normal para 85, atribuindo a estes últimos a designação de P-84
Thunderjet.
Os ensaios no túnel aerodinâmico, que decorreram nos primeiros
meses de 1945 denunciaram a falta de estabilidade em torno do eixo
longitudinal, o que obrigou à revisão do desenho. O programa também foi
afectado devido a problemas com o motor J35 da General Electric.
Em Dezembro de
1945 a situação na Republic estava muito deteriorada, sem conseguir cumprir os
prazos estabelecidos inicialmente.
Finalmente, a 28 de Fevereiro de 1946 voou o
primeiro protótipo, designado por XP-84. O segundo protótipo, igualmente
designado por XP-84, iniciou os voos em Agosto de 1946 e logo evidenciou
possuir melhores performances. No mês seguinte bateu o recorde nacional de
velocidade dos Estados Unidos, ao atingir 978 Km/h (611 mph). Ambos os
protótipos utilizaram motores General Electric 135-GE-7, de 1.700 Kgf de
impulsão. Quando passaram a utilizar motores Allison J35-A-15 de 1.820 Kgf de
impulsão, receberam a designação de XP-84A. Foram os motores Allison os
seleccionados para a produção normal, além de serem instalados nos aviões de
avaliação, designados por YP-84A.
Ainda em 1946, a Republic e a USAAF estabeleceram
dois contratos: um para fornecimento de 141 e outro de 271 aviões P-84B. Várias
contrariedades técnicas e financeiras, agravadas por dificuldades com o
fornecimento dos motores, obstaram ao cumprimento dos contratos. Assim,
resultou que em Junho de 1947 a USAAF estabelecesse novo contrato, limitado ao
total de 226 unidades, mais realista face à capacidade de produção da Republic.
Os aviões começaram a ser entregues em Agosto de 1947.
A grande beneficiária da situação foi a Lockheed,
que captou a preferência da USAAF para o seu caça, o Lockheed P-80 Shooting
Star.
Em Outubro de 1947, a recém-formada Força Aérea
dos Estados Unidos (USAF) estabeleceu um contrato com a Republic para o
fornecimento de 345 aviões nas versões P-84C e P-84D.
Em Dezembro de 1947 os P-84B Thunderjet em
actividade nas esquadras operacionais apresentaram pequenas falhas estruturais
que implicaram restrições em voo, não podendo exceder a velocidade de Mach .8
nem a aceleração de 5,5G. Em Maio de 1948 a frota dos P-84B estava imobilizada
para reparação de sérias falhas estruturais. Completados os trabalhos de
reparação, os aviões voltaram a voar mas mantiveram as limitações estruturais.
A produção dos P-84B foi encerrada em Junho de
1948, data da entrega do último dos 226 construídos, sendo retirados de serviço
em 1952.
Foi em Junho de 1948 que a USAF adoptou a letra
“F” para designar os aviões de caça. Assim, os P-84 passaram a ser designados
por F-84 Thunderjet.
Com os problemas internos na Republic a entrega
dos F-84C (ex-P-84C) encomendados pela USAAF estava a processar-se lentamente e
os trabalhos para a produção dos F-84D (ex-P-84D) não decorriam como estava
programado.
A versão F-84C era similar à versão F-84B, com as
modificações necessárias para solucionar os problemas estruturais apontados.
Apresentou também um novo sistema eléctrico e um novo motor J35-A-13,
igualmente com 1.820 Kgf. Os 191 exemplares começaram a
ser entregues em Maio de 1948. Distribuídos por diversos grupos de caça da
USAF, começaram a ser retirados de serviço em 1952, sem nunca terem operado
fora dos Estados Unidos.
Os F-84D tiveram uma enorme importância no futuro
da Republic Aviation. Em Setembro de 1948 a USAF conduziu uma completa revisão
ao projecto, ao mesmo tempo que os primeiros F-84D se encontravam em fase de
acabamento. Também por essa altura, o projecto da versão F-84E estava bastante
avançado e apresentava boas perspectivas.
Segundo alguns historiadores, a USAF pretendia
anular o contrato e encerrar a produção do F-84D, mas acabou por manter a
encomenda, na convicção de que a anulação do contrato iria provocar um
descalabro financeiro na Republic e, consequentemente, o projecto do F-84E
ficaria perdido para sempre. Perante isto, decidiu reformular radicalmente o
projecto e fazer um grande investimento financeiro. Em Dezembro seguinte firmou
contrato para a produção de 409 aviões F-84E, um dos quais modificado para
servir de protótipo YF-84F. Outras encomendas elevaram o total da produção de F-84E para 843 exemplares.
Os 154 exemplares da versão F-84D foram entregues
à USAF entre Novembro de 1948 e Abril de 1949. A nova versão apresentou as asas
e os lemes com revestimento de maior espessura, um sistema de combustível mais
eficaz no uso do JP4, e a substituição dos componentes hidráulicos do trem de
aterragem por outros de acção mecânica.
Os F-84D foram os primeiros aviões Thunderjet a
serem enviados para a Guerra da Coreia (1950 a 1953), onde chegaram em Dezembro
de 1950. Foram retirados de serviço em 1957 depois de alguns anos ao serviço da
Air National Guard.
O protótipo do F-84E realizou o primeiro voo em
18 de Maio de 1949. O primeiro avião de produção foi entregue em 26 de Maio de
1949 e o último em Julho de 1951. Tinha mais 30 cm de comprimento do que o
antecessor – de que resultou uma cabina mais ampla e cómoda – novo motor
J35-A-17 de 2.280 Kgf de impulsão, a estrutura das asas mais resistente e a
possibilidade da instalação de depósitos de combustível suplementares sob as
asas, o que adicionou 1.800 Km ao raio de acção. Na Guerra da Coreia, os F-84E
foram os melhores aviões de caça dos americanos, apenas superados pelos F-86
Sabre.
A versão definitiva dos Thunderjet foi a F-84G,
que começou a ser entregue em Novembro de 1950. Foram construídos 3.025 exemplares,
dos quais 2.236 para os países da NATO, ao abrigo do Programa de Defesa e
Assistência Mútua (MDAP).
Em meados de 1952, o Strategic Air Command não
teve dúvidas em incluir os F-84G Thunderjet na sua frota de aviões
estratégicos, tornando-o assim no primeiro caça-bombardeiro monolugar a ser
considerado um potencial transportador de armamento nuclear. Foi também o
primeiro avião da sua categoria a possuir sistema de reabastecimento em voo.
Os F-84G estiveram presentes na Guerra da Coreia,
onde desempenharam missões como caça-bombardeiro e caça de escolta. Nesta
guerra foram abatidos 335 Thunderjet, das versões F-84D, F-84E e F-84G, dos
quais mais de metade por armas terrestres.
Incluindo todas as versões, até aos finais de
1940 a Republic Aviation Company construiu 7.254 unidades.
Salvo raras excepções, os F-84 foram retirados de
serviço em 1960.
O F-84F não é aqui incluído por não ser da
“família Thunderjet”, embora construído a partir do modelo original de F-84G: o
modelo de caça foi designado por F-84F Thunderstreak, e o modelo de
reconhecimento por RF-84F Thunderflash. Tinham a particularidade de ter as asas
em forma de flecha.
(continua)
Fontes (primeira parte):
Imagem 1: FAP / AHFA - Força Aérea Portuguesa / Arquivo Histórico da Força Aérea;
Imagem 2: Cortesia de Richard Ferriere - 3 vues;
Texto: "Aeronaves Militares Portuguesas no Século XX" - Adelino Cardoso - Edição ESSENCIAL, Lisboa, 2000.
1 comentário:
Recordo com doçura esta aeronave F84-G, que acompanhei de perto ao longo da minha juventude através do meu do meu Pai, particularmente na BA9 em Luanda. Obrigado e bem hajam.
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