(continuação)
Imagem 4 |
Percurso em
Portugal:
Os 50 Alpha Jet
da Força Aérea Portuguesa (FAP) foram fornecidos pela Força Aérea Alemã,
provenientes das Bases de Furstenfeldbruck e Oldenburg. Foram recebidos de uma
forma faseada, processo que decorreu entre 13 de Setembro e 10 de Dezembro de
1993.
Em 16 de
Dezembro de 1993 realizou-se a entrega oficial dos Alpha Jet à FAP, com a
presença dos Ministros da Defesa de Portugal e Alemanha, em cerimónia realizada
na Base Aérea Nº 11 (BA11), Beja, em cuja placa de estacionamento se
encontravam alinhados as 50 aeronaves. Desta frota, apenas 40 aviões foram
definidos para voar, sendo os restantes 10 células para fornecer peças
sobressalentes.
Os Alpha Jet
foram mantidos na BA11, onde constituíram duas esquadras: a Esquadra 103 (de
instrução) e a Esquadra 301 (de ataque).
Imagem 5: Emblema da Esquadra 103 |
A Esquadra 103 começou a operar
com os Alpha Jet a partir de Outubro de 1993, passando a ter como missão a
instrução complementar de pilotagem em aviões de combate e conversão
operacional, que assentam essencialmente em cinco cursos:
- Curso de
Instrução Complementar de Pilotagem em Aviões de Combate;
- Programa de
Qualificação no Avião;
- Programa de
Conversão Operacional;
- Programa de Adaptação
ao Avião;
- Curso de
Instrutores de Combate.
A Esquadra 103
cultiva o espírito e a tradição da primeira esquadra a utilizar os T-33 T-Bird,
a Esquadra de Instrução Complementar de Pilotagem em Aviões de Caça (EICPAC),
formada na Base Aérea Nº 2 (BA2), Ota, em 1955. Mantém o distintivo da
antecessora, um caracol usando um capacete de voo como casca, com o lema «…Se
vai ao longe».
Imagem 6: Emblema da Esquadra 301 |
A partir da sua
transferência para a BA11, a Esquadra 301 empenhou-se na preparação para o
cabal desempenho da missão atribuída, o apoio aéreo ofensivo.
Foi no dia 6 de
Outubro de 1993 que se realizou o primeiro voo de um Alpha Jet com a insígnia
da Cruz de Cristo, pertencente à Esquadra 301, que é a representante portuguesa
nos NATO Tiger Meet, a reunião anual das esquadras de apoio táctico atribuídas
à NATO que têm o tigre como símbolo comum.
Imagem 7: Patch dos Alpha Jet da Esquadra 301 |
Desde a sua chegada a Portugal que os Alpha Jet têm sido sujeitos a diversos melhoramentos, no sentido de os dotar de equipamento electrónico moderno que lhes permita actuar com o máximo de eficiência.
A FAP
atribuiu-lhes as matrículas de 15201 a 15250, inaugurando o sistema de
matrículas implementado em 1993. A correspondência entre as matrículas da FAP e
os números de construção, que se indicam entre parêntesis, é a seguinte:
15201 (4-004),
15202 (4-006), 15203 (4-008), 15204 (4-015), 15205 (4-021), 15206 (4-025),
15207 (4-028), 15208 (4-030), 15209 (4-032), 15210 (4-033), 15211 (4-037), 15212
(4-039), 15213 (4-041), 15214 (4-045), 15215 (4-047), 15216 (4-048), 15217 (4-053),
15218 (4-060), 15219 (4-062), 15220 (4-064), 15221 (4-066), 15222 (4-067),
15223 (4-071), 15224 (4-073), 15225 (4-075), 15226 (4-080), 15227 (4-084),
15228 (4-086), 15229 (4-091), 15230 (4-092), 15231 (4-096), 15232 (4-097),
15233 (4-099), 15234 (4-100), 15235 (4-101), 15236 (4-103), 15237 (4-108),
15238 (4-110), 15239 (4-113), 15240 (4-117), 15241 (4-118), 15242 (4-122),
15243 (4-123), 15244 (4-127), 15245 (4-131), 15246 (4-133), 15247 (4-144),
15248 (4-146), 15249 (4-152) e 15250 (4-170).
Imagem 8 |
Os Alpha Jet
foram recebidos com dois tipos de pintura camuflada. Uns, com as superfícies
superiores em verde-azeitona e cinzento escuro, separadas por rectas quebradas,
e as superfícies inferiores em cinzento claro, e outros inteiramente em dois
tons de verde-azeitona, com as linhas de contacto irregulares.
Estas pinturas
foram mantidas enquanto se procedeu à uniformização segundo o padrão da FAP,
inteiramente camuflados (wrap-around) em castanho (FS 30.129) e dois tons de
verde (FS 34.079 e FS 34.102).
A Cruz de
Cristo, em dimensões reduzidas, sobre círculo branco, está colocado nos lados
da fuselagem. A bandeira nacional, sem escudo, colocada em ambos os lados do
estabilizador vertical. Os números da matrícula encontram-se sobre a bandeira
nacional, em algarismos pretos.
Ao serviço da
Esquadra 301 - “Jaguares” - os Alpha-Jet atingiram, em 5 de Setembro de 2005, a marca das 20.000 horas de voo. Em 20 Novembro de 2005 os "Jaguares" realizam o último voo operacional, com mais de 20.000 horas de voo em missões de apoio aéreo
próximo, interdição do campo de batalha e reconhecimento aéreo táctico.
No final de 2005 os Alpha-Jet foram substituídos na missão de apoio aéreo ofensivo pelos novos aviões General Dynamics F-16 que integraram a Esquadra 301, que foi transferida para a Base Aérea Nº 5 (BA5), em Monte Real.
No final de 2005 os Alpha-Jet foram substituídos na missão de apoio aéreo ofensivo pelos novos aviões General Dynamics F-16 que integraram a Esquadra 301, que foi transferida para a Base Aérea Nº 5 (BA5), em Monte Real.
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Actualmente conta com seis aviões atribuídos à Esquadra 103, limitados às funções de instrução. Em 19 de Setembro de 2012, a frota de Alpha Jet operada pela Esquadra 103 atingiu a marca das 50.000 horas de voo ao serviço da FAP.
(continua)
Fontes (segunda parte):
- Imagens 4 e 8: © Carlos Pedro - Blog Altimagem;
- Imagens 5 a 7: Colecção Altimagem;
- Imagem 9: Cortesia de Wikipedia, a enciclopédia livre;
- Texto: "Aeronaves Militares Portuguesas no Século XX" - Adelino Cardoso - Edição ESSENCIAL, Lisboa, 2000; Cortesia de Estado-Maior da Força Aérea - Comemoração dos 20 anos do Alpha Jet.