Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30 janeiro 2015

Dia Escolar da Não-Violência e da Paz


Logo do Dia Escolar da Não-Violência e da Paz
(autoria:  Ayounali)


     É celebrado todos os anos a 30 de Janeiro e possui âmbito Mundial. O Dia Escolar da Não-Violência e da Paz foi fundado em Janeiro de 1964 por Lorenzo Vidal Vidal (nasceu em 1936), poeta, educador  e pacifista espanhol.
     A comemoração deste dia, de crescente divulgação internacional e praticado anualmente por milhares de estudantes nas escolas de todo o mundo (e por milhões de pessoas desde a sua fundação, em 1964), é, como seu fundador, diz, "a semente da não-violência e paz depositado no mente subconsciente e no coração dos alunos e, por meio deles, a sociedade", bem como uma fonte activa de criar uma consciência de paz interior e exterior por meio da educação.
Com mais de meio século de existência, este dia é um incentivo a uma experiência educacional para a reforma educacional, com a finalidade de se espalhar a nível internacional, directa ou indirectamente.

     A data assinala o dia (30 de Janeiro de 1948) do assassinato de um dos maiores defensores da paz, da não-violência, da justiça e da tolerância entre os povos: Mahatma Gandhi.
     Considerado o pai da Índia, Gandhi foi um homem de boa vontade que lutou, sem ódio, pela independência da sua pátria e pela paz no mundo. Dentro do ideal da paz e não-violência que ele defendeu, uma das suas frases mais marcantes foi: "Não existe um caminho para a paz! A paz é o caminho!"

Fontes: