Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 janeiro 2015

Dia Mundial do Compositor




     No dia 15 de Janeiro é comemorado o Dia Mundial do Compositor, artista e profissional que escreve música.
     O compositor é o criador original de uma música e detentor do direito de autor da mesma. A sua música, independentemente de ele ser cantor ou não, pode ser interpretada por outros cantores ou intérpretes, detentores de direito artístico sobre a composição.
     Outro facto relevante: na cultura da música erudita o compositor possui treino na criação e leitura de partituras, arranjos e instrumentação para vozes específicas. Já na música popular, a improvisação é mais presente, sendo o compositor mais escritor de letras e arranjador de ouvido, por vezes apresentando conhecimentos básicos de partitura.


Frases:

"Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música."
= Aldous Huxley (1894 -1963) escritor inglês =


"Mais vale ruim composição que boa demanda"
= Provérbio português =


"Todos os dias deveríamos ouvir uma pequenina canção, ler uma boa composição poética, contemplar um belo quadro e, se possível, dizer palavras sensatas."
Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), Poeta, romancista, dramaturgo, director de teatro, filósofo e teórico de arte alemão =


"Escuta todos os cantos populares. Eles são fonte das mais formosas melodias e reflectem o carácter das diferentes nações."
= Robert Schumann (1810-1856), músico e pianista alemão =




Fonte: 
Wikipédia, a enciclopédia livre