Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 fevereiro 2015

Dia Internacional de Síndrome de Asperger



     No dia 18 de Fevereiro celebra-se o Dia Internacional de Síndrome de Asperger, data escolhida no aniversário do nascimento de Hans Asperger, o pediatra austríaco que deu nome à síndrome. Em 1944 publicou um artigo numa revista especializada a respeito de um conjunto de características de um grupo de crianças, que apresentavam algo que as distinguia do autismo propriamente dito.

     O Síndrome de Asperger (SA), também conhecida como Transtorno de Asperger ou simplesmente Asperger é uma condição psicológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interacção social e comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. Difere de outros transtornos do espectro autista pelo desenvolvimento da linguagem e cognição. Embora não seja requerido para o diagnóstico, ser fisicamente desajeitado e ter um atípico (peculiar ou esquisito) uso da linguagem são características frequentemente citadas pelos portadores do síndroma. O diagnóstico de Asperger foi eliminado na quinta edição (2013) do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) e substituído pelo diagnóstico de transtorno do espectro autista em grau severo.

     O síndrome possui este nome em homenagem a Hans Asperger, pediatra austríaco que em 1944 estudou e descreveu crianças nas quais, em seus quotidianos apresentavam falta de habilidades na linguagem não verbal, demonstravam limitada empatia por seus pares e eram fisicamente desajeitadas. A moderna concepção da síndrome de Asperger surgiu em 1981 e passou por um período de popularização, tornando-se um padrão diagnóstico no começo dos anos 1990. Muitas questões e controvérsias permanecem acerca de seus aspectos. 


Fonte:
Cortesia de  Wikipedia, a enciclopédia livre