Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 fevereiro 2015

Dia Internacional da Língua Materna



     O Dia Internacional da Língua Materna é comemorado em 21 de Fevereiro e foi proclamado pela  UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura em 17 de Novembro de 1999. Foi reconhecido formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que estabelece 2008 como o ano internacional das Línguas. 
     O Dia Internacional da Língua Materna teve origem no Dia do Movimento da Língua, que é comemorado no Bangladesh (antigo Paquistão Oriental) desde 1952. O dia é comemorado anualmente pelos estados membros da UNESCO com o objectivo de promover o multi-linguismo e a diversidade linguística e cultural.


História:
     Em 21 de Fevereiro de 1952, que corresponde ao dia 8 de Falgun de 1359 do calendário de Bangla (língua bengali), um número de estudantes que faziam uma campanha para proteger e reconhecer o Bengali como uma das línguas do estado do Paquistão, foram mortos, queimados quando a polícia carregou sobre eles. 
     Tudo teve origem numa reunião pública sobre a língua bengali em 21 de Março de 1948. Muhammad Ali Jinnah, general do Paquistão, declarou que o Urdu seria a única língua para o leste e oeste do Paquistão. Os povos do leste do Paquistão (actual  Bangladesh), cuja língua principal é  o bengali, começaram protestar contra esta medida, culminando com a morte de cinco estudantes em 21 de Fevereiro de 1952.

Fonte: