Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 fevereiro 2015

Dia Mundial da Justiça Social




O Dia Mundial da Justiça Social é celebrado anualmente no dia 20 de Fevereiro.

     A Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 62/10 de 26 de Novembro de 2007, decide declarar que no dia 20 de Fevereiro se celebre o Dia Mundial da Justiça Social.
A iniciativa coincide com a promoção dos esforços por parte desse organismo mundial para enfrentar problemas tais como a pobreza, a exclusão e o desemprego.


     A justiça social é um princípio fundamental para a convivência pacífica e próspera entre as nações e nas nações. Defendemos os princípios de justiça social quando promovemos a igualdade de género ou os direitos dos povos indígenas e dos migrantes. Promovemos a justiça social quando eliminamos as barreiras enfrentadas pelas pessoas por motivos de género, idade, raça, etnia, religião, cultura ou por ser portador de alguma deficiência.

Mensagem do Secretário-Geral da ONU para o Dia Mundial da Justiça Social (2007):
     Enquanto assinalamos o Dia Mundial da Justiça Social, vemos demasiados lugares onde estão diminuindo as oportunidades para poucos e apenas aumentando as desigualdades para muitos.
     A crescente desigualdade mina os progressos alcançados pela comunidade internacional para tirar milhões da pobreza e construir um mundo mais justo.
     As linhas de clivagem são visíveis na queda dos salários para mulheres e jovens e no acesso limitado à educação, serviços de saúde e empregos decentes.
     Devemos fortalecer e construir instituições e desenvolver políticas que promovam o desenvolvimento inclusivo.
     Ao adoptar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), os líderes mundiais comprometeram-se se a criar um mundo mais justo e igualitário. Grande progresso tem sido feito na melhoria das oportunidades de trabalho decente, reforçando a protecção social e a melhoria dos serviços públicos.
     Apesar desses avanços, biliões de pessoas dependem desesperadamente dos nossos esforços concentrados e incansáveis. Temos de acelerar o nosso trabalho para alcançar os ODM até ao prazo de 2015 e também olhar além, começando a definir novas metas para o desenvolvimento sustentável.
     À medida que procuramos construir o mundo que nos queremos, vamos intensificar nossos esforços para alcançar uma sociedade mais inclusiva, equitativa e baseada no diálogo, transparência e na justiça social.


Fonte: