Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

02 fevereiro 2015

Dia Mundial das Zonas Húmidas

Foto de Jan Kronsell


     A 2 de Fevereiro comemora-se por todo o mundo o Dia Mundial das Zonas Húmidas, efeméride que evoca a criação, em 1971, da Convenção de RAMSAR relativa à conservação e ao uso sustentável das zonas húmidas. 


Logotipo da Convenção de Ramsar
Origem e História:
     O Departamento de Caça e Pesca do Irão toma a iniciativa de organizar uma convenção na cidade de Ramsar (Irão), em 2 e 3 de Fevereiro de 1971, onde os representantes de 18 países assinam um acordo para a criação da "Convenção sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional, especialmente como Habitat de Aves Aquáticas", também conhecida como Convenção de Ramsar.

     Em Janeiro de 1974 a Austrália torna-se o primeiro país a depositar o instrumento de adesão à Convenção, que entrou em vigor em 1975.
     Desde então, quase 90% dos Estados-membros das Nações Unidas de todas as regiões geográficas do mundo aderiram ao Tratado, passando a ser considerados "partes contratantes".

     A Convenção de RAMSAR é considerado o primeiro Tratado Intergovernamental a fornecer uma base estrutural para a cooperação internacional e acção nacional no sentido da conservação e uso sustentável dos recursos naturais em geral e das zonas húmidas e seus recursos em particular.

     A Secretaria da Convenção de RAMSAR foi criada a partir de 1 de Janeiro de 1988, e teve como primeiro Secretário Geral o norte americano Dan Navid. Possui a sua sede em Gland, na Suíça.
     Em 2 de Fevereiro de 1997 o Dia Mundial das Zonas Húmidas é celebrado pela primeira vez em 50 países, convertendo-se num acontecimento mundial.


Sítios RAMSAR - Lista das Zonas Húmidas de importância Internacional:
     Existem mais de 2.000 Sítios Ramsar, Zonas Húmidas de Importância Internacional, em territórios de mais de 160 Partes Contratantes da Convenção de Ramsar em todo o mundo.
     As Zonas Húmidas incluídas na Lista RAMSAR devem não só ser importantes a nível nacional, no país em que se situam, mas também serem reconhecidas pela comunidade internacional como tendo valor significativo para a humanidade como um todo.
     A Convenção estabelece que "a selecção das áreas húmidas para a lista deverá basear-se na sua importância internacional em termos ecológicos, botânicos, zoológicos ou hidrológicos.

     Segundo a Convenção de Ramsar, entende-se por zonas húmidas as áreas de sapal, paul, turfeira, ou água, sejam naturais ou artificiais, permanentes ou temporários, com água que está estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda seis metros.

Entre as vantagens destas águas encontram-se:
  • Filtragem das águas;
  • Garantia da biodiversidade;
  • Protecção das linhas de costa;
  • Atenuar os efeitos das alterações climáticas.

Zonas Húmidas de importância Internacional em Portugal:
Entre 1980 e 2012 foram classificadas na Lista RAMSAR, 31 zonas húmidas em Portugal, distribuídas pelas seguintes zonas geográficas:
  • 1 na região Norte;
  • 6 na região Centro;
  • 5 na região de Lisboa e Vale do Tejo;
  • 2 na região do Alentejo;
  • 4 na região do Algarve;
  • 13 no Arquipélago dos Açores.

Cortesia de RAMSAR sites;
Cortesia de Zonas Húmidas Portugal.