Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

04 fevereiro 2015

Dia Mundial de Luta contra o Cancro





No dia 4 de Fevereiro comemora-se o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.
     A celebração baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 de Fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio.
     A Carta apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e tratamento desta doença.
     O cancro é uma das principais causas de morte no mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2011 o cancro foi a causa de morte de 25.593 pessoas em Portugal, o que representou cerca setenta casos por dia e três por hora, números que se constatam estarem a aumentar. Embora as taxas de sobrevivência em alguns cancros estejam a registar um aumento significativo, o número de novos casos tem sido tão elevado que a mortalidade não consegue recuar.
     Alguns dos cancros com maior indicie de mortalidade em Portugal são os do recto, cólon, ânus, pulmão, brônquios e laringe. Este dia mundial tem como objectivo consciencializar sobre a doença e desmistificar algumas ideias pré-concebidas e até falsas sobre o cancro, reforçar a informação sobre a prevenção e diagnóstico precoce e esclarecer sobre os diversos tipos de tratamento.


Fonte:
Texto da responsabilidade dos Serviços Sociais da Administração Pública;
Cortesia de World Cancer Day.