Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 março 2015

Dia Internacional da Francofonia







O Dia Internacional da Francofonia é uma celebração a nível mundial da Organização Internacional da Francofonia (OIF) e tem lugar no dia 20 de Março de cada ano.


Origem:
     Este evento foi criado em 1988 para que os 70 Estados e governos da Organização Internacional da Francofonia (Organisation Internationale de La FrancophofonieOIF) tenham a oportunidade de celebrar o seu vínculo comum - a língua francesa -, bem como a sua diversidade.
     Este dia é dedicado à língua francesa, que reúne 220 milhões de falantes em todo o mundo. Esta é uma oportunidade para que os francófonos de todo o mundo possam celebrar e expressar a sua solidariedade e o seu desejo de viver juntos nas suas diferenças e diversidades, partilhando os valores da Francofonia.
     A data escolhida para esta celebração é o aniversário da criação da primeira organização francesa, a Agência de Cooperação Cultural e Técnica, na Conferência de Niamey, em 1970.

     Em Março, à volta deste dia, a Organização Internacional da Francofonia e vários países organizam a semana da língua francesa ou a semana da Francofonia.

     Desde 1970 que a Francofonia, no início uma instância de cooperação técnica, se tornou, ao longo do tempo, uma organização internacional com ambições mais políticas, tomando a forma da Organização Internacional da Francofonia (OIF), visando promover a língua francesa e as relações de cooperação entre os 77 Estados-Membros ou observadores. Este dispositivo é definido pela Carta da Francofonia, adoptado em 1997 na Cimeira de Hanói (Vietname) e revisto pela Conferência Ministerial em 2005, em Antananarivo (Madagáscar).
     O dispositivo inclui vários órgãos políticos com poder de decisão, dos quais o mais importante é a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo – a Cimeira da Francofonia - que se reúne de dois em dois anos.



     A Francofonia refere-se ao conjunto de pessoas que partilham uma língua comum: o francês.
     Em 2010, a estimativa do número de falantes era de 220 milhões distribuídos pelos cinco continentes. Foram criadas muitas associações, com a finalidade de dar vida à francofonia no dia a dia: associações profissionais, grupos de escritores, redes de livrarias, de académicos, jornalistas, advogados, ONG's e, claro, de professores de francês.
     Entre as associações envolvidas na divulgação do francês, existe a Aliança Francesa, uma rede internacional de associações de direito local, única no mundo, lançada em 1886. Existem hoje 1.040 Alianças Francesas em 136 países. Os seus objectivos são múltiplos: desenvolver no mundo o ensino e o uso da língua francesa, contribuir para aumentar a influência intelectual e moral da França e os interesses de todas as culturas francófonas, promover o intercâmbio entre as culturas e contribuir, de forma geral, para o desenvolvimento da diversidade cultural.



Cortesia de Organisation Internationale de La Francophonie
Cortesia de  Wikipedia, a enciclopédia livre