Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

06 março 2015

Dia Mundial da Optometria - Dia Internacional do Optometrista




O Dia Mundial da Optometria e o Dia Internacional do Optometrista são celebrados anualmente no dia 6 de Março. Este dia é comemorado para criar consciência sobre a optometria como uma profissão.


Definição:
     A palavra optometria deriva etimologicamente do grego “optometron”, sendo esta decomposta em “opto”, que provém de ”opsis”, que significa "visão", e de “metron”, que significa "medição".
     A Optometria é uma ciência especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual. A profissão existe no mundo há mais de cem anos, sendo praticada em mais de 130 países (incluindo os EUA, Japão e Europa).


História:
     Desde que foram inventados os óculos, cerca de 1300 d.C., existiram muitos desenvolvimentos na correcção de problemas visuais. Em 1585, Georg Bartisch, foi o primeiro europeu a ser considerado cientificamente "médico oftalmologista", mas era contra o uso de óculos (ver adiante “O primeiro oftalmologista”). Durante vários anos a ideia foi seguida pelos oftalmologistas levando a que, talvez por isso, a Optometria se tenha desenvolvido como uma ciência paralela à medicina.
     O acto opto métrico prosseguiu então pelas mãos dos ópticos e no Século XIV, em Antuérpia, é criada a primeira Guilda dos Oculistas, entidade que regulava o acesso à profissão e às normas de conduta.
     A regulamentação profissional do exercício da Optometria começou no Reino Unido em 1895 com a criação da Associação Britânica de Óptica, que instituiu um exame de capacidades para se ser acreditado como óptico refraccionista.
     Um ano depois (1896), nos Estados Unidos, foi criada a Associação Americana de Óptica e dois anos depois (1898), foi fundada a Associação Americana de Optometristas.


O que é um Optometrista:
     Um optometrista é um profissional independente da área da saúde, com formação superior, que está habilitado a examinar e avaliar o sentido da visão, sendo um especialista em diagnosticar e compensar, através de artefactos ópticos, alterações visuais de origem não patológica, melhorando o desempenho visual dos pacientes. Ele pode fazer adaptação de lentes de contato e prótese ocular, tratamentos de ortóptica para evitar a instauração de ambliopia.
O trabalho do Optometrista está voltado para a prevenção de patologias oculares e problemas sensoriais.


A Optometria no mundo:
     A Optometria é uma profissão da área dos cuidados primários de saúde praticada e desenvolvida em grande parte dos países do mundo. É regulamentada pelas estruturas Governativas em diversos países dos quais se destacam os EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Nigéria, África do Sul e Noruega, entre outros.
     Na União Europeia, países como a Holanda, Suécia, Reino Unido e Espanha também têm a Optometria regulada e inserida de uma forma ou de outra nos respectivos sistemas nacionais de saúde.

     A nível mundial existe um organismo regulador, o World Council of Optometry - WCO (Conselho Mundial de Optometria) que se dedica à divulgação e ao desenvolvimento dos cuidados visuais e saúde ocular por todo o mundo. Representa 50 países e é uma voz e um catalisador unificador para os projectos e os serviços internacionais que vão ao encontro das necessidades da Optometria e do público.
     A nível europeu existe também um organismo similar, o European Council of Optometry and Optics - ECOO (Conselho Europeu de Optometria e Óptica), uma confederação das organizações profissionais que representam os optometristas e os ópticos que procura promover os interesses da profissão. É uma confederação consistente, oferece mais e melhor protecção aos pacientes e o uso eficiente dos sistemas nacionais de cuidados de saúde. Todos os membros da União Europeia são membros do ECOO.


O primeiro oftalmologista:
     Cientificamente, o médico alemão Georg Bartisch (1535-1607) foi o primeiro europeu a ser considerado como médico oftalmologista. Era contra o uso dos óculos.
     Com a idade de treze anos iniciou a sua carreira médica como aprendiz de cirurgião barbeiro. Durante grande parte da sua vida trabalhou como cirurgião, viajando pela Saxónia, Silésia e Bohemia. Mais tarde estabeleceu-se em Dresden e torna-se o oftalmologista do Duke Augustus I da Saxónia.
     Embora sem formação universitária, ele é considerado como um praticante que muito contribuiu para o exercício da medicina e cirurgia do olho. É o autor da obra “Das ist Ophthalmodouleia Augendienst”, publicado em 1583 e considerado o primeiro livro do período da Renascença sobre distúrbios oculares e cirurgia ocular.
     Bartisch tratava das doenças oculares e utilizava técnicas cirúrgicas com instrumentos. Também praticou intervenções de litotomia. Ele considerou que a magia, a astrologia e a feitiçaria foram importantes para a medicina.

Fontes:
Cortesia de:
World Council of Optometry;
- Wikipédia. a enciclopédia livre;
- UPOOP – (Folheto comemorativo do dia mundial da optometria -
Competências do Óptico-Optometrista Europeu, aprovadas pela A.E.S.C.O. Associação Europeia de Escolas e Colégios de Optometria – Documento 86-03-01).