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EADS C-295M
EADS C-295MPA PERSUADER
Quantidade: 12
Versão EADS C-295M: 7
Versão EADS C-295 Persuader: 5
Versão EADS C-295M: 7
Versão EADS C-295 Persuader: 5
Utilizador:
Força Aérea
Entrada
ao serviço: 18 de Novembro de 2008
Data
de abate: Em serviço
Dados técnicos:
a)
Tipo de Aeronave
Avião bimotor turbohélice terrestre, de trem de
aterragem triciclo retráctil, monoplano de asa alta, de construção metálica, com
fuselagem e cabine de voo pressurizadas. Possui a parte traseira da fuselagem
equipada com uma rampa/porta hidráulica, destinado a missões de transporte
militar de médio e curto alcance, patrulhamento marítimo, luta naval e luta
anti-submarino.
Tripulação: 2 + 2.
b)
Construtores
Até
Julho de 2000: CASA - Construcciones Aeronáuricas S.A. / Espanha;
Entre
Julho de 2000 e Abril de 2009: EADS- European Aeronautic Defence and Space
Company / Alemanha, França e Espanha;
Entre
Abril de 2009 e Dezembro de 2013: EADS-Airbus Military / Espanha;
A
partir de Janeiro de 2014: Airbus Defence and Space / Alemanha, Espanha,
França, Estados-Unidos e Reino Unido.
c)
Motopropulsor
Motores:
2 motores turbo-propulsores (turbo-hélices) Pratt & Witney Canada PW-127G, de 2.645 hp
cada.
Hélices:
Metálicos, de seis pás, com 3,89 m de diâmetro, com auto-revestimento e sincronização de fases.
d)
Dimensões
Envergadura ………….............25,81 m
Comprimento…..…………......24,50 m
Altura………….……………....…8,60 m
Diâmetro da hélice…………….3,89 m
Área alar ……….……...............59 m²
e)
Pesos
Peso vazio……………..…....….13.000 kg
Peso máximo……………...…..23.200 kg
Peso máximo de carga……….9.250 kg
f)
Performances
Velocidade máxima ……...….470 Km/h
Velocidade de cruzeiro ……...410 Km/h
Velocidade mínima….…….....175 Km/h
Velocidade de manobra……..350 Km/h
Tecto máximo…………....….9.900 m
Tecto de serviço ………...….7.620 m
Raio de acção ………...........4.500 Km
Alcance máximo………...…..3.900 Km
Alcance máximo com o peso máximo de carga…..1.300 Km
Autonomia…………............10 horas
Combustível…………………7.700 L
g)
Armamento
Os pontos fixos para transporte
de armas debaixo das asas são opcionais e têm capacidade para 300Kg, o mais
afastado, 500Kg o central e 800Kg o mais próximo do eixo do avião.
h)
Capacidade de transporte
66
passageiros; ou 68 tropas de infantaria; ou 66 / 45 para-quedistas totalmente
equipados; ou 24 macas e 6 médicos; ou 57 m³ de volume, correspondentes a (até) 5 paletes de 2,24m x 2,74m; ou 5 veículos utilitários leves.
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O CASA C-295 é um avião de transporte táctico médio, desenhado pela fábrica espanhola CASA - Construcciones Aeronáuticas S.A. na década de 1990, com o desenvolvimento do bem sucedido CASA CN-235.
O programa de desenvolvimento da aeronave começou em Novembro de 1996, tendo sido oficialmente anunciada no Salão Aeronáutico de Paris, em Junho de 1997.
O primeiro protótipo foi uma modificação de um CN-235, que recebeu a designação de EC-295, realizando o seu primeiro voo em 28 de Novembro de 1997.
O primeiro protótipo foi uma modificação de um CN-235, que recebeu a designação de EC-295, realizando o seu primeiro voo em 28 de Novembro de 1997.
Em relação ao CN-235, o EC-295 teve a fuselagem alongada até 24,5 metros e foi equipado com novos motores e sistemas. Os motores escolhidos foram dois turbo-hélices Pratt & Witney Canada PW-127G, com 2.645 hp cada, conferindo a capacidade para transportar uma carga útil máxima de 9.250 Kg a uma velocidade de cruzeiro de 480 Km/h. Estas mudanças permitem transportar uma carga 50% mais pesada e a uma velocidade superior ao CN-235, em distâncias similares. Este primeiro protótipo contribuiu com um programa de provas, num total de 379 voos e 801 horas de voo sendo, posteriormente, utilizado para desenvolver a versão CASA C-295 Persuader.
O grupo EADS surgiu de uma fusão, em 10 de Julho de 2000, das empresas Daimler Chrysler Aerospace (DASA) da Alemanha, Aérospatiale da França e Construcciones Aeronáuticas S.A. (CASA) de Espanha. Desde então desenvolveu-se, tornando-se a segunda maior empresa aeroespacial europeia, depois da BAE Systems.
Em Julho de
2013, a EADS anunciou a sua extinção, com uma reestruturação do grupo em três divisões e a mudança do seu nome para AIRBUS,
adoptando uma aparência semelhante à sua rival Boeing, numa
aposta para se tornar mais competitiva.
Em Janeiro de
2014 foi criada a Airbus Defence and Space, divisão da Airbus voltada para os sectores aeroespacial, defesa e
aviação militar, formada pela fusão de três das empresas da extinta EADS (Astrium, Cassidian e Airbus Military).
Uma outra divisão da EADS, a Eurocopter, passou a ser designada por Airbus Helicopters.
A CASA obteve a primeira encomenda do C-295 por parte da Força Aérea Espanhola, que recebeu o primeiro avião em Dezembro de 2000.
A partir do ano
2000, com a incorporação da CASA no grupo aeronáutico europeu EADS (European
Aeronautic Defence and Space), esta aeronave passou a designar-se EADS CASA
C-295.
A CASA possui
duas versões do 295: o C-295M, para transporte táctico militar, e o C-295 Persuader,
para patrulhamento marítimo. Está previsto, em breve, uma terceira versão, o
CASA C-295 AEW, para controle e alerta
aéreo antecipado, equipado com radar activo de varredura electrónica.
Em Outubro de 2013 tiveram início as provas para uma versão de combate a incêndios.
Em Junho de
2014, a Jordânia anunciou a conversão de um dos seus C-295 numa nova versão de
artilharia, designada por AC-295.
Outras versões
em desenvolvimento, incluem a Inteligência de Sinais (SIGINT) e Inteligência,
Vigilância e Reconhecimento (ISR).
A CASA
desenvolveu ainda o CASA C-295W, uma versão equipada com Winglet, componente
aerodinâmico situado na extremidade livre das asas, com a função de diminuir o
arrasto induzido relacionado com o vórtice da ponta das asas, a fim de melhorar
o seu desempenho na descolagem, subida e velocidade de cruzeiro, aumentando a
relação de subida e resistência.
Imagem 4: Países operadores do C-295M:
azul: Operadores do C-295;
verde: operadores do C-295 Persuader;
violeta: operadores de ambas as versões.
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Entre 2004 e
2013 os aviões CASA C-295M e C-295 Persuader passaram a ser operados pelos
seguintes países: Argélia, Brasil, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Equador,
Egipto, Espanha, Filipinas, Finlândia, Gana, Indonésia, Jordânia, México, Omã,
Polónia, Portugal, República Checa e Vietname, num total de 151 aeronaves nas
duas versões.
(continua)
(continua)
Fontes (primeira parte):
Imagem 1: Cortesia de EMFA - Estado Maior da Força Aérea Portuguesa;
Imagens 2 e 4: Cortesia de Wikipedia,a enciclopédia livre;
Imagem 3: © Carlos Pedro - Altimagem.
Texto:
- Cortesia de Wikipedia, a enciclopédia livre;
- Cortesia de EMFA - Estado Maior da Força Aérea Portuguesa;
- Cortesia de Air Force Technology.