Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 março 2015

Dia Mundial do Rim



O Dia Mundial do Rim celebra-se anualmente na segunda Quinta-feira de Março.


No dia 12 de Março de 2015 será comemorado o Dia Mundial do Rim, um evento anual, criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia e a Federação Internacional de Fundações do Rim, que reúne milhões de pessoas em mais de 150 países para a consciencialização sobre a saúde dos rins.

Origem:
     Criado em 2006, o Dia Mundial do Rim é uma data criada para ressaltar a importância de cuidar da saúde dos nossos rins, atentar os grupos de risco para a Doença Renal, reduzir a frequência e o impacto da Doença e problemas de saúde associados aos rins em todo o mundo. A cada ano é destacado um aspecto diferente da saúde renal através de um tema específico.O tema de 2015 é: "Saúde dos Rins para Todos".


Objectivo da celebração deste dia:
  • Consciencializar sobre os rins, os "FILTROS FANTÁSTICOS";
  • Destacar que a diabetes e a pressão alta são factores de risco para Doença Renal Crónica (DRC);
  • Incentivar o rastreio sistemático de todos os pacientes com diabetes e hipertensão para DRC;
  • Despertar a prevenção da Doença;
  • Educar todos os profissionais de saúde sobre o seu papel fundamental na detecção da Doença, especialmente em populações de alto risco;
  • Ressaltar o importante papel das autoridades de saúde locais e nacionais no controle da epidemia da Doença Renal Crónica. As autoridades de saúde em todo o mundo terão que lidar com custos elevados e crescentes, se não forem tomadas medidas para evitar o crescente número de pessoas com DRC;
  • Incentivar o Transplante como opção de melhor resultado para a insuficiência renal e o ato de doação de órgãos como uma iniciativa para salvar vidas. Se detectada precocemente, as Doenças Renais Crónicas podem ser tratadas – reduzindo, assim, outras complicações e reduzir drasticamente o peso crescente de mortes e invalidez por Doença Renal e Cardiovascular Crónica no mundo todo.

Cortesia de  World Kidney Day.