Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

01 abril 2015

Dia das Mentiras






O Dia das Mentiras é celebrado todos os anos no dia 1 de Abril.

Existem muitas explicações para o 1 de Abril se ter transformado no Dia das Mentiras.
Popular desde o Século XIX, o dia não é feriado nacional em nenhum país, mas é bem conhecido no Canadá, Europa, Austrália, Brasil e Estados Unidos.


Origem:
     Já foram apresentadas muitas explicações acerca desta celebração. No entanto, a ideia de que as piadas e mentiras que acompanham esta data começaram durante o reinado do Rei Carlos IX de França, parece ser a mais convincente:
 - Na Idade Média, o Dia de Ano Novo era comemorado em 25 de Março na maioria das cidades europeias. Em algumas áreas da França, as comemorações do Ano Novo prolongavam-se durante uma semana de férias, até ao dia 1 de Abril.
     Em 1564, através do chamado Edito de Roussillon, o Rei Carlos IX de França decretou oficialmente o dia 1 de Janeiro como o dia de Ano Novo, adoptando assim o calendário gregoriano.
Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciava em 25 de Março, prolongando-se em festas até ao dia 1 de Abril.
     Muitos começaram então a gozar  e a ridicularizar os que assim procediam, enviando convites para festas que não existiam. Estas brincadeiras ficaram conhecidas como "plaisanteries" (piadas).                                                       

O Dia das Mentiras pelo mundo:
     Na Itália, França, Bélgica e áreas de língua francesa da Suíça e do Canadá, a tradição do 1º de Abril é muitas vezes conhecido como "Peixe de Abril" ("poissons d'avril" em francês ou "pesce d'aprile" em italiano). Chamado assim porque existe o hábito de se tentar colar um peixe de papel nas costas de uma pessoa, sem se ser notado. Essa pessoa é chamada de "Peixe de Abril".

     A origem de "Peixe de Abril", nome que recebe a "vítima" desta brincadeira de 1 de Abril, está relacionado com o Zodíaco: Todos os eventos que aconteceram nessa altura tinham a ver com o facto do Sol abandonar a constelação de Peixes. Napoleão foi chamado de "Peixe de Abril" quando se casou com Marie Louise da Áustria no dia 1 de Abril.

     Em países de língua inglesa o Dia das Mentiras costuma ser conhecido como "April Fools' Day".
No Brasil, o primeiro de Abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efémera, lançado em 1 de Abril de 1828, com a notícia do falecimento do Rei Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de Setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1 de Abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Na Galiza (Espanha) o dia é conhecido "Dia dos Enganos".



Sem comentários:

Enviar um comentário