Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

02 abril 2015

Dia Internacional do Livro Infantil


International Children's Book Day, Dia Internacional do Livro Infantil, Altimagem



O Dia Internacional do Livro Infantil é celebrado anualmente no dia 2 de Abril.


Origem:
     O Dia Internacional do Livro Infantil foi criado em 1956 por iniciativa do IBBY - International Board on Books for Young People, organização da UNESCO, a fim de homenagear o dia do nascimento de Hans Christian Andersen (1805-1875), autor dinamarquês de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo. Este dia é oficialmente comemorado desde 1967.
     Aquele organismo difunde, anualmente, uma mensagem de incentivo à leitura, da autoria de um escritor de nacionalidade diferente que depois é traduzida e divulgada nos países que integram o IBBY.

     Anualmente, a International Board on Books for Young People (IBBY) oferece o Prémio  Hans Christian Andersen para os maiores nomes da literatura infanto-juvenil. Este prémio é considerado o Pequeno Nobel da Literatura, sendo concedido de dois em dois anos a escritores e ilustradores de literatura infantil vivos, consistindo numa medalha que é entregue pela Rainha Margarida II da Dinamarca, patrona do prémio.

     Em Portugal é a APPLIJ – Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil, secção portuguesa do IBBY, que faz a divulgação da mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil.


Curiosidades:
     Hans Christian Andersen visitou Portugal em 1866 a convite da família O'Neill, cuja amizade terá sido alimentada nos bancos da escola em Copenhaga. Durante a sua estadia de cerca de dois meses em Portugal, regista as suas impressões sobre várias cidades portuguesas (Lisboa, Setúbal, Palmela, etc.) fazendo grandes elogios à sua paisagem. "O sol brilhava no céu claro e sobre as águas tranquilas. Em frente erguia-se Lisboa nas suas soberbas colinas, como uma monumental ampliação fotográfica. À medida que nos afastávamos, evidenciavam-se os recortes como vagas enormes de casas e palácios".

- Quando Hans Christian Andersen escreveu "O Patinho Feio" era, na realidade, o reflexo da sua vida na Dinamarca. Ele metaforizou os dinamarqueses como "os patos" que rejeitaram o cisne por ser diferente deles. E que ele apreciava a sua grandeza quando foi saudado pela nobreza alemã (os cisnes).


Frases:
"A vida em si mesma é o mais maravilhoso conto de fadas" = Hans Christian Andersen =

"Desfruta a vida. Haverá muito tempo para estar morto." = Hans Christian Andersen =

"O livro é como uma janela. Quem não o lê, é como alguém que ficou distante da janela e só pode ver uma pequena parte da paisagem." = Kahlil Gibran =


LER É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO E AMADURECIMENTO INTELECTUAL E CULTURAL DE TODAS AS CRIANÇAS.
INCENTIVE OS SEUS FILHOS A PRATICAREM O HÁBITO DA LEITURA!

Sem comentários:

Enviar um comentário