Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23 abril 2015

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor





O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é celebrado todos os anos no dia 23 de Abril.


O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de Abril, organizado pela UNESCO para promover a o prazer da leitura, a publicação de livros e a protecção dos direitos de autor.

Origem:
O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995.
Poderá considerar-se que existem três versões para a origem deste dia:


  1. O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha. A data começou a ser celebrada em 05 de Abril de 1926, comemorando o nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona. Em 6 de Fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o Rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol. Em 1930 a data comemorativa foi trasladada para 23 de Abril, dia do falecimento de Miguel de CervantesMais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu o dia 23 de Abril como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, em virtude de a 23 de Abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
  2. Esta data foi escolhida porque no dia 23 de Abril de 1616 morreram Miguel de Cervantes, romancista, dramaturgo e poeta castelhano (1547-1616), William Shakespeare, poeta, dramaturgo e actor inglês (1564-1616) e Inca Garcilaso de la Vega, escritor e historiador peruano de ascendência espanhola e inca (1539-1616).
  3. É comemorado a 23 de Abril, Dia de São Jorge, desde 1996, por decisão da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Esta data foi escolhida para honrar uma antiga tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem, em troca, um livro. Ao mesmo tempo é prestada homenagem às obras de grandes escritores, como Shakespeare (nascido e falecido a 23 de Abril) e Cervantes (falecido a 23 de Abril). Na Catalunha, Espanha, é celebrado este dia, (Saint Jordi) onde se dão presentes de livros e rosas, e onde os catalães têm o orgulho de dizer que é falada a língua de Cervantes.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda era utilizado o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes.

Em Espanha é também celebrado o Dia Internacional do Livro.


Todos os anos são organizados uma série de eventos em todo o mundo para celebrar este dia.


Sem comentários:

Enviar um comentário